Prefeitura do Rio lança Painel do Turismo Carioca

Publicado em 17/03/2022 - 16:45  |  Atualizado em 22/03/2022 - 13:57

A Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro lançou o Painel do Turismo Carioca, um espaço com informações relevantes sobre um dos setores mais importantes para a economia da cidade. Além da transparência, o objetivo é dar publicidade a dados relevantes para adoção, implementação e mensuração de políticas públicas, assim como ajudar os investidores nas suas tomadas de decisão.

“Segundo dados do IPEA, o estado do Rio é o que tem a maior participação relativa do turismo na economia dentre todos os estados do país. A melhor forma de potencializar isso é mapeando quais os problemas, as soluções que funcionam e no que o poder público pode ajudar para melhorar a experiência do turista, dos fornecedores e dos investidores. Este primeiro relatório demonstra em números como a retomada do turismo é importante para a cidade. O mês de janeiro de 2022, em comparação com janeiro anterior, teve 155% de crescimento de postos de trabalho no turismo carioca. Este tipo de dado nos ajuda a fazer políticas públicas baseadas em evidências,” explica o Secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.

A primeira publicação traz uma análise sobre a geração de postos de trabalho ligados ao turismo na cidade ao longo do ano de 2021 e no mês de janeiro de 2022. Os setores abordados constam na lista das Atividades Características do Turismo (ACT), definidas pelo IPEA. Utilizando-se da metodologia adotada pelo Ministério do Turismo e IPEA, a secretaria mapeou a geração de novos postos de trabalho na cidade pelos dados do CAGED. Os resultados demonstram a importância e a magnitude das atividades turísticas para a cidade.

“O Rio tem uma vocação natural para turismo e precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades para desenvolver mais e melhor o setor. O ano de 2021 terminou com um saldo positivo de mais de 9,5 mil novos empregos formais na área, após uma perda de mais de dois mil postos de trabalho no primeiro semestre. Já em janeiro de 2022, os postos de trabalho ligados ao setor representaram 12,8% do total de vagas geradas”, comenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Além do portal que será alimentado em caráter permanente e frequente com informações do setor pela Secretaria de Turismo, a pasta também desenvolverá futuramente  relatórios, com dados e análises dos mais variados aspectos do setor, como visitação de pontos de interesse, infraestrutura hoteleira, mercado de trabalho, chegada de turistas na cidade, entre outros.

Este projeto conta com uma parceria entre a Secretaria de Turismo e o Instituto Pereira Passos. O site e conteúdo estão hospedados no SIURB, ambiente que concentra todas as informações municipais de forma que seja um trabalho com continuidade administrativa.

Para acessar, clique neste link.

A Secretaria Municipal de Turismo (SETUR Rio) tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas para a expansão e o fortalecimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Prédio Anexo, Sala 301
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110
    secturismo.rio@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)

comunicacao.secturismo.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio